domingo, 24 de junho de 2012

Viva o São João! Viva os bailaricos! Viva a sardinha! Viva os balões e os mangericos!




Isto agora de ter 2 pequeninos põe-nos um travão nas noites de farra! Já não fazemos as noitadas de outros tempos, em que a festa só começava a aquecer de madrugada. Depois de um bom jantar com caldo verde, broa e sardinha, vinha o espetáculo do fogo a que se seguia um passeio até à Ribeira para dar uns passos de dança no baile de Miragaia, e noutros bailaricos tão perto e mais escondidinhos, sem tanta confusão! Ah, e por vezes ainda havia energia para mais um passeio até à foz, para um pequeno-almoço com vistas sobre o mar!

Agora, os tempos são outros, mas a vontade de festa ainda é a mesma. Assim, as noitadas deram lugar a um São João mais tranquilo e "pacífico", sem ressacas e com boa disposição para acordar bem mais cedo! E com muita diversão como manda a tradição, do dia 23 para o dia 24! Lá fomos todos para a festa, mas com novo programa e horários! Às 19 apanhamos o metro, e foi aí que começou logo a festa, porque os nossos catraios foi a primeira vez que andaram de metro, logo uma aventura que foi recebida a muito gosto. Viajamos muito apertadinhos, no meio de um mar de gente, mas como ainda há boas pessoas, uma senhora arranjou-me um lugarzinho para me poder agarrar, com o Dinis ao colo. Chegamos à estação da Trindade e fomos a caminhar com eles até aos Aliados. Como a Avenida ainda não estava cheia de gente fomos lá para o meio e deixamos andar os rapazes à vontade, mas sempre a vigiar e a segurar quando necessário porque eles ainda não têm nocão do perigo. Depois, a música do palco invadiu os Aliados e os pequenos começaram logo a dançar! É demais vê-los a dar os seus passinhos de dança. Têm a música no corpo e não são não pé de gesso! Divertem-se mesmo a  dançar e não fazem cerimónias! Também não houve faltas de marteladas e o Dinis foi quem levou mais! As pessoas davam devagarinho enquanto lhe sorriam, e ele com cara séria ficava a tentar compreender e a absorver tudo o que se estava a passar. Queria um martelo também, mas os pais só lhes vão dar para o ano. O Hugo também levou umas suaves marteladas, mas continuou a dançar como se aquilo fosse o habitual. E não faltaram balões no céu!

Depois por volta das 21:30 já estavam a começar a ficar cansaditos e a abrir a boca com sono. São horas de regressar minha gente. Desta vez com o metro bem mais vazio, e já com direito a lugares sentados. Os pimpolhos foram a espreitar pela janela, enquantos os segurávamos.

Chegamos a casa, jantaram e ainda foram um pouquinho para a sala ouvir músicas populares que a RTP 1 estava a transmitir diretamente da noite do São João. Voltaram a dançar e desta vez o Dinis também segurou no porquinho e na vaquinha nas mãos com os braços estendidos para poderem dançar com ele. Claro, que logo a seguir todos os bonecos foram parar à pista de dança! E a música no Top é a dos santos populares! Adoram ouvi-la e estãos sempre a pedir: "outa bez" :-)

Entretanto depois de adormecerem, fomos nós petiscar umas belas de umas sardinhas, com uma rica salada de pimentos e tomate, acompanhadas por uma rica cervejola! Adoro o cheiro a sardinha que invade o Porto nestes dias! É bestial e muitoooo apetitoso!!

Hoje à tarde a festa continua no Palácio de Cristal com música, e também com pavões pelo meio! O Dinis vai adorar porque já ontem estava a falar dos "pabões" e das "alinas=galinhas". E o Hugo vai passar pelos pavões como se nada fosse, mas encantado por poder andar à sua vontade!
Viva o São João!!

Sem comentários:

Enviar um comentário