terça-feira, 15 de maio de 2012

Parabéns ao Dinis!! Parabéns ao Hugo!!



Ontem os meus pimpolhos fizeram 2 anos! Parece que foi tudo há tão pouco tempo, que aquilo que dizem que o tempo passa depressa, mesmo quando andamos stressados com coisas que parecem nunca mais ter fim (como as cólicas por exemplo...) é mesmo verdade! Não querendo parecer lamechas, lembro-me do preciso momento em que o Dinis e o Hugo nasceram (diferença de 2 minutos), de observá-los com um sentimento enorme de proteção e de pertença. Na altura praticamente só dormiam e mamavam. Mas depois começaram a sorrir, a sentar, a gatinhar, a palrar e agora correm pela casa, fartam-se de falar, chamam por mim, abraçam-me, tentam dar-me beijos (ainda estão a aperfeiçoar esta arte), cantam e já se entretêm a brincar e a ver bonecada na televisão. Também se estão a descobrir mutuamente, e já começam a fazer palhaçadas juntos! Ah... e também fazem montes de disparates e estragam-me montes de coisas (algumas que gostava tanto), atiram comida para o chão e fazem birras. Mas tudo faz parte do seu crescimento e desenvolvimento e nós temos de os educar e ensinar-lhes o que está certo e o que está errado, com a certeza de que vão aprender. E é fantástico ver como cada fase tem a sua particularidade e como agora eles estão muito mais atentos, receptivos e interagem muito mais!
É maravilhoso ver como os meus pimpolhos estão a crescer, com tudo o que isso implica! Não param de  descobrir mil e uma coisas, nomeadamente o seu espaço e a sua autonomia. Penso como serão daqui a uns anos, e quando passarem pela fase da adolescência... Mas apesar de o tempo passar depressa, esse ainda vem um pouquinho longe (assim o espero). Quando somos filhos queremos voar, mas quando somos pais custa-nos tirar a asa debaixo dos nossos filhos. Não quero dizer com isto, que os quero debaixo das minhas saias, mas apenas que gosto de ter um papel importante nas suas vidas. Mas apesar deste saudosismo antecipado, considero importante que ganhem o seu espaço e que sigam o seu rumo, com objetivos traçados. Apenas espero que saibam que estamos sempre com eles, mesmo quando não estiverem connosco. E espero que façamos tanto parte da sua vida, que não seja preciso pararem para se lembrarem de nós, porque já estamos lá no seu coração.

2 comentários: