terça-feira, 8 de maio de 2012

Deixem-se de fitas!



O que é que eu tenho a ver com a Queima das Fitas? Acho que já não tenho nada e agora a única coisa que nos poderá unir será um dia os meus filhos também participarem no cortejo. Nessa altura estarei eu do outro lado. O tempo passa, e as terças que eram para mim dias sagrados na Queima agora praticamente já não me dizem nada. Aliás, hoje revi-me naquelas pessoas mal encaradas que querem é chegar ao trabalho e já não se lembram do que é ser estudante e do espírito que temos nessa altura, que é único e maravilhoso, embora também um pouco sonhador e irrealista. E pensei, como mudamos, estarei a tornar-me numa "careta"? Ai, ai espero bem que não! De qualquer dos modos os meus filhos ainda são bebés, apesar de muito em breve atingirem o estatuto de crianças, e tudo o que me preocupa neste momento é que um dia sejam boas pessoas, pessoas responsáveis que se divirtam mas que também cumpram com as suas responsabilidades. Que sejam bons filhos, boas pessoas e bons estudantes (não só estudiosos mas também educados). Será pedir muito?
As nossas noções de prioridades mudam quando temos filhos e passamos a olhar as coisas com outros olhos, acho que olhos mais de ver, e então compreendemos todas as preocupações e anseios dos nossos pais, e sabemos como tinham razão.
Sempre me diverti, e ok, também bebia as minhas loirinhas, ruivas e pretas, mas também sempre estudei o suficiente para passar de ano e mais tarde tirar boas notas. Sabia que para sair e me divertir precisava de o merecer.
Acho que o mais importante é prepararmos os nossos filhos para serem responsáveis, civilizados e educados e terem a consciência de que para se chegar mais longe, também tem de se fazer por isso. A vida é enorme, grandiosa e há espaço para tudo, para nos divertirmos, curtirmos mas também cumprirmos com as nossas responsabilidades. Espero sinceramente ajudá-los a compreenderem isso, porque acho que só assim se farão homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário