segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vai uma historinha para fazer óó?




Estas coisas de sono não são fáceis. Hoje acordei às 5 da manhã com o Hugo a chorar e não vou mentir, a verdade é que não dormi mais, porque a "sirene" voltou a soar um segundo toque... E estou aqui prestes a cair para o lado, em estado quase de sonambulismo. Mas ter filhos é isto mesmo, faz parte! Não é só miminhos, beijinhos, festinhas, risos e brincadeiras! Também são as birras e o óóó que às vezes anda desperto, de olho arregalado! Como para mim o sono sempre foi uma coisa sagrada, teneti habituá-los a dormirem sozinhos desde muito cedo. Assim, desde os 4 meses que passaram a dormir no quarto deles. Claro que isso implicou que me levantasse e me dirigisse até lá para lhes dar de mamar. Não é cómodo, nem muito prático, mas garantiu-me a mim e ao pai termos o nosso espaço e eles terem o deles. Isto não é uma regra, apenas devemos fazer aquilo que achamos que é o melhor para nós e para eles. E na verdade, como eram tão pequeninos nem sentiram que tinham mudado de sítio. E agora sim, identificam imediatamente o quarto deles, como sendo o seu espaço, onde estão as suas coisas e as suas camas.
Nunca os acordei de noite para dar de mamar, e nisso todos os pediatras foram unânimes. Como eram gémeos aconselharam-me a não acordá-los e a deixá-los fazer o seu próprio horário, o que soou como música para os meus ouvidos.
Nos primeiros 3 meses a nossa vida é uma odisseia, e os dias e as noites misturam-se e por isso facilmente perdemos o norte.  Para mim foi o período mais complicado, porque apesar de não os acordar para lhes dar de mamar, eles faziam-no e como são dois, as horas e os minutos de sono sabiam a muito pouco, e depois ainda tinha aquela história de os ter de por a arrotar, o que às vezes levava o seu tempo... Mas um dia, quando tinham 4 meses o Hugo acordou às 7:00 da manhã e passado 2 dias o Dinis também dormiu a noite toda e acordou às 9:00 da manhã, e eu pensei "Aleluia", valeu a pena adoptar uma rotina!! E a partir dái eles passaram a dormir as noites todas e são muito amigos do sono. Mas por vezes acontece, e acho que há um período que é o dos pesadelos em que acordam a chorar e a gritar. É também uma altura difícil, mas acho que o princípio é habituá-los a dormir num espaço deles com o qual se identifiquem. Tento não cair na tentação de levá-los para a nossa cama, o facto de serem 2 ajuda-me a perseguir este objectivo, a minha cama não é tamanho XXL, e depois acho que todos juntos seria uma grande confusão e provavelmente dormiríamos pouco. Assim, quando um deles chora vou ao quarto falo baixinho para o sossegar e faço umas festinhas só para mostrar que estou presente e que está tudo bem. Evito pegar ao colo, mas por vezes quando o choro não quer dar tréguas pego neles e embalao-os para ficarem mais calmos, e então quando já estão quase ou mesmo a dormir ponho-os na caminha e lá ficam.
Primeiro, quando chegava a hora do sono bastava deitá-los e eles ficavam na cama e adormeciam sem ninguém estar presente, mas desde há uns tempos para cá começaram a chorar e agora sento-me no meio da cama deles, numa cadeira que coloquei lá para o efeito e rezo com eles uma pequena oração, gosto de o fazer, depois fecho as luzes e conto histórias que basicamente se resumem ao que fizemos juntos no dia, e em que invariavelmente todos os bichos possíveis e mais algum são chamadaos a comparecer. E depois quando vejo que estão quase a dormir ou que já pregaram mesmo o olho, saio pé ante pé, sem fazer barulho e lá vou eu dormir também! Quando fizerem 3 anos acho que vou começar a ler-lhes mesmo histórias. Acho que também o facto de serem gémeos vai ajudá-los a adormecerem sozinhos, já que têm sempre a companhia um do outro. 

Teoria na Prática (algumas dicas):
1 - Logo que possível tenta manter um horário diário para os deitar e evite fugir muito dele, isto dá frutos também no futuro :-);
2- Crie uma rotina ao deitá-los. Ex. Lavar os dentes, cantar uma música, contar uma história, etc.;
3 - Crie uma ambiente confortável. Ex. um quarto quentinho, bonecos que gostem na cama (os peluches devem evitar-se até 1 ano por causa dos ácaros);
4 - O leite além de um alimento rico acalma. As papas quando ainda são bebés também os saciam mais antes de se deitarem, mas fale sempre com o pediatra;
5 - Sempre que eles chorarem não vá logo a correr. Já me aconteceu estarem apenas a sonhar e o choro ou grito durar apenas segundos. Confirme se o choro persiste.

Sem comentários:

Enviar um comentário