domingo, 8 de abril de 2012

Paciência ao quadrado, com Imaginação QB e mais Amor ilimitado!


Cuidar de gémeos não é tarefá fácil. Ainda para mais quando somos pais pela primeira vez. Não há regras de ouro nem receitas sagradas, apenas testemunhos que resultam das nossas experiências no dia a dia. Por isso, embora se diga muita vez que é preciso ter paciência, e isso possa parecer mais um lugar comum, é um conselho valioso. Porque com paciência podemos conseguir quase tudo. A calma sente-se e pode ser contagiante. Se falarmos com calma a um bebé ou criança e lhe tentarmos explicar de forma suave e simples o que pretendemos e porque o pretendemos, ele geralmente aceita porque gosta de cooperar. Aliás, chego à conclusão que eles adoram cooperar e sentir que estão a fazer algo certo, e o nosso sorriso e palavras como "muito bem" são uma recompensa muito gratificante para eles. A calma permite-nos pensar de forma clara e transmitir segurança ao bebé. E também dizer "Não" quando é preciso, sem hesitações.

A imaginação ajuda-nos a criar rotinas e planos diarios e semanais que eles gostam, porque também precisam dessas rotinas, dessas regras para aprenderem a se moverem com mais segurança e confiança num mundo maravilhoso por descobrir. O horário para as refeições, os rituais do banho, os passeio ao fim-de-semana, as brincadeiras antes de jantar, as músicas ao chegar a casa, e por aí fora, tudo se encaixa neste seu novo mundo, ávido de fantasia, criatividade, mas também com necessidade de regras.

O amor ninguém nos ensina, ele nasce dentro de nós e também é necessário nos momentos em que tudo parece desabar e em que a calma quer saltar janela fora! Respirar fundo, contar até 10 e voltar outra vez, com mais calma, e também com imaginação para contornar algumas situações, de preferência sem mentir. A verdade pode ser compensadora e ajudá-los também a crescer e a compreenderem melhor as coisas e a aceitá-las com mais sabedoria e paciência. Amor em cada gesto, amor em cada olhar, mas também amor para chamar a  atenção e dizer que nem tudo pode ser sempre como eles gostariam.

Sem comentários:

Enviar um comentário